1957: Início
O Museu Olívio Otto nasceu em novembro de 1957, quando da morte de seu filho, Antônio Carlos Otto (Negrão) em um acidente de avião. Restou da aeronave uma ponta de asa recolhida pelo pai, junto com alguns outros pertences, que restaram do corpo, trazidos para sua residência. Junto a esses objetos, Olívio juntou outros pertences do filho, tendo iniciado assim, a organização de um acervo particular, composto de temas variados da história regional, ciências naturais, religiosidade, costumes, aspectos políticos e econômicos.
1969: Reconhecimento
No final da década de 1960, o porão da casa de seu “Olívio” ficou lotado de peças e o local já era visitado por estudantes e pela comunidade local e regional.
1972: Museu Regional do Planalto
Em 1972, quando o porão da casa da família Otto ficou lotado com mais de 6 mil peças, este recebeu proposta da Prefeitura para aquisição de sua coleção eclética. O então prefeito Loreno Graeff decretou a criação do Museu Regional do Planalto através da Lei no 2467/72.
1976: Nova denominação
Em 1976, a denominação de Museu Regional do Planalto é alterada, devido à confusão que podia haver, pois Planalto é o nome de outro município da região, passando a denominar-se Museu Municipal Pedro Vargas, em homenagem ao fundador da cidade.
1983: Gabinete de Curiosidades
Nas décadas de 1970 e 1980, o museu aparece e se desdobra, mas sem definição teórica, assemelhando-se a um "gabinete de curiosidades" devido ao grande número de peças e o pequeno espaço que a instituição possuía para guarda e exposição dos mesmos.
1989: A busca
A década de 1980 representou uma época de grandes transtornos para o museu em função da precária estrutura física e por isso o comprometimento da conservação do acervo. É nesse contexto que a comunidade já iniciava mobilizações na busca de um novo espaço para o museu.
1995: Museu Regional Olívio Otto
Em 1991, Olívio Otto vem a falecer e teve seu trabalho ainda mais reconhecido quando, em 1995, a instituição tem seu nome alterado para Museu Regional Olívio Otto.
2007: Gestão e Qualificação
Em julho de 2007 começa a ser desenvolvido o Projeto de Gestão e Qualificação do Museu Olívio Otto, que tem como conceito gerador um programa museológico desenvolvido com base na acumulação permanente de uma equipe de natureza interdisciplinar, que conjuntamente elaborou os diversos planos técnicos, científicos, de pesquisa, planejamento, exposição e salvaguarda. Essas ações visaram suprir as novas demandas sociais em relação ao papel desempenhado pela instituição, frente ao público.
2008: Museu Olívio Otto
O Museu Olívio Otto é reinaugurado em sua nova sede em julho de 2008, tendo sua denominação alterada pelo Decreto no 6762/08 para Museu Olívio Otto, uma vez que a instituição passou a ter como foco a história local. Com a revitalização do museu, mudaram os enfoques temáticos do ecletismo dos objetos, havendo uma profissionalização deste espaço embasados nas novas diretrizes museológicas e no projeto do Novo Estatuto dos Museus que foi oficialmente instituído em 11 de janeiro de 2009, sob Lei de nº 11.904.